Como usar? – GENGIBRE

Hoje estamos estreando o nosso quadro “Como usar?”, e o nosso primeiro assunto abordado é o GENGIBRE.
Sou apaixonada por especiarias, e o gengibre é algo que sempre me interessou, pois ele pode ser utilizado de inúmeras maneiras.
O gengibre é uma raiz  muito utilizada na Índia, Ásia, Caribe e norte da África. Tem um sabor picante, refrescante e é muito aromático.
Gengibre in natura

Pode ser consumido desidratado, em conserva, em pó, in natura, entre outros.
Mas ATENÇÃO: não é aconselhado substituir um pelo outro, já que o sabor e as características variam bastante entre eles. Portanto se uma receita te diz para usar o desidratado, use o desidratado, pois se você substituí-lo por outro talvez não haja a harmonia esperada para o prato em questão. 
Gengibre em conserva | Gengibre em pó
É uma especiaria um tanto quanto versátil, pois cai muito bem com praticamente tudo.
Harmoniza com carne bovina, de cordeiro, de porco, de frango, de peixe;  com cenouras  e até mesmo com chocolate.
Também é utilizado para fazer chás, sucos( inclusive os sucos detox, já que o gengibre é considerado desintoxicante, além de termogênico natural), drinks, sobremesas... e o melhor de tudo é que fica uma delícia!
Chá de gengibre
Limonada com gengibre
Adoro carne de porco com gengibre, fica divino! Então aí vai uma receitinha que costumo fazer em casa:

Pernil Suíno Marinado com Gengibre
1 pernil suíno com osso (aprox 2,5kg)
1 limão siciliano
1 1/2 copo de vinho branco seco
4 dentes de alho amassados
1 cebola roxa em rodelas
2 folhas de louro desidratado
3 colheres de sopa de Gengibre in natura ralado
Sal e Pimenta do Reino moída na hora – à gosto

Com uma faca, fure a carne para que o tempero penetre. Misture todos os ingredientes e deixe marinando até o dia seguinte (costumo temperar a carne a tarde e virar a carne a noite antes de dormir). Sempre uso uns saquinhos de celofane muito práticos para assar a carne, que deixam ela suculenta e não queimam o caldo no fundo da assadeira. Super indico! Se for utilizar esse saquinho, siga as instruções da embalagem, coloque a carne dentro com duas conchas da marinada que sobrou e coloque em uma assadeira. Se fizer sem o saquinho, utilize papel alumínio para cobrir. O tempo de cocção da carne é de 1 hora + 30 minutos para cada quilo. Nesse caso o tempo é de aprox 2 horas e 15 minutos à 220 graus. Quando faltar mais ou menos 15 minutos para retirar a carne, rasgue o saquinho descobrindo a carne para que ela doure (caso esteja utilizando o papel alumínio é só retira-lo).  
Sirva com purê de batata salsa, vagens cozidas e arroz à grega. Uma farofa com nozes também fica ótima como acompanhamento.
Lombo Suino

Purê de Batatas | Vagens

Farofa

Nozes

 Hmmmmmm... Deu água na boca!

Por ter um aroma característico, o gengibre também é utilizado em forma de essência para ambientes, velas aromáticas, na composição de sabonetes... Muitas vezes combinado com outros aromas.

Difusor de Aromas

Sabonete de Gengibre

Vela Aromática de Gengibre

Vela Aromática de Gengibre

Óleos Essencias

Indicação:
Me apaixonei por isso aqui, e tive que me presentar com ele! Dentro vem um livrinho que traz dicas excelentes sobre especiarias, e ainda vem com essas latinhas e papeis para anotar receitas que são um mimo!  Estou louca para comprar outros dessa coleção...
Especiarias - Uma Janela para o Mundo. (Catapulta Editores)
Dica de presente:
Para os apaixonados por especiarias e temperos desidratados, super indico o presente que ganhei de aniversário da minha irmã e do meu cunhado: um kit com vários potinhos de temperos acompanhados de um livro que explica o que tem dentro de cada pote e com o que combinar. AMEI, USEI E APROVEI!!!
Comprado no Mercado Municipal de São Paulo, da Cia de Especiarias Rossi
Comprado no Mercado Municipal de São Paulo, da Cia de Especiarias Rossi

Via Pinterest, Google Images