5 de junho

Dia 5 junho é o dia mundial do Meio Ambiente! Então preparei um post com ideias charmosas e super-ecológicas pra gente começar a mudar alguns hábitos que com certeza, somados, irão fazer toda a diferença!
Podemos começar dentro da nossa casa, mais especificamente na cozinha, onde o desperdício de alimentos é algo significativamente ruim... Então, aqui vão algumas dicas de armazenamento de alguns alimentos frescos, para que durem mais tempo.


Abacate - mantenha-o à temperatura ambiente. Se você desejar que amadureça rapidamente, coloque-o em um saco de papel, juntamente com uma banana. Se ele está maduro e você precisa retardar o processo de amadurecimento é só colá-lo na geladeira.
Abacaxi - guarde-o em temperatura ambiente até amadurecer, então guarde na geladeira por até 5 dias.
Abobrinha - leve à geladeira em um saco plástico. Não lave até pouco antes de usar. 
Alfaces, folhas verdes e espinafre - lave, enrole frouxamente em papel-toalha, depois ensaque... com papel-toalha e tudo.
Aipo - lave-o, envolva-o em papel-toalha, em seguida, enrole firmemente a haste inteira em papel alumínio e mantenha na geladeira. Ficará fresco e crocante por semanas.
Alho - guarde-o em temperatura ambiente. Cabeças inteiras vão durar de 3 a 5 semanas, mas uma vez que dentes são separados, eles vão durar cerca de 10 dias. 
Bananas - elas liberam mais gás etileno que qualquer outra fruta, portanto mantenha-as longe de outras frutas e verduras. Uma vez que elas estiverem maduras você pode parar o processo de amadurecimento, colocando-os na geladeira, só não se esqueça de colocá-los em um saco selado. A casca vai ficar preta, mas a fruta vai ficar bem.
Batatas - armazene em local fresco, seco e escuro que tem boa circulação de ar. Irão durar de 2 a 3 meses. Não estocar junto com cebolas. 
Batata doce - manter a temperatura ambiente dura uma semana ou em um lugar fresco e escuro, dura cerca de um mês.
Berinjela - enrole em um plástico e leve à geladeira.
Brócolis e Couve-flor - devem ser mantidos em sua própria embalagem e mantidos na geladeira. Não lave até pouco antes de usar.
Cenouras - lave-as bem, se tiver as pontas verdes, corte-as (mais ou menos uma polegada). Enrole-as em papel-toalha úmido, feche em um saco plástico e guarde-as na gaveta da geladeira. "Cenouras Baby"? Coloque-as em um recipiente plástico cobertas de água. Certifique-se de trocar a água todos os dias, porém isso pode reduzir o seu gosto.
Cebolas - conservar num lugar fresco e seco, que tem boa circulação de ar. Guarde na geladeira, se você não tem um lugar assim. Elas irão durar de 2 a 3 meses. Não armazenar com BATATAS.
Cerejas - guarde na geladeira em um saco plástico. Não lave até pouco antes de comer.
Cogumelos - Não lavar, até pouco antes de usar. Pré-cortado? Guarde na geladeira em sua embalagem original. Eles vão durar cerca de uma semana. Inteiros? Guarde em um saco de papel na geladeira.
Feijão - guarde em um saco plástico na geladeira. Não lave até pouco antes do uso.
Kiwi - guarde em temperatura ambiente até amadurecer, em seguida, cubra com plástico e leve à geladeira. Vai manter por cerca de uma semana.
Laranja, limão - frutas cítricas têm pele mais espessa, são mais fáceis de armazenar. Vão ficar frescas por cerca de 2 semanas na geladeira, cerca de uma semana fora. Não importa se elas estão perto de outros produtos.
Maçãs - não lavar, até pouco antes de comer, mantê-las fechadas em sacos plásticos, na geladeira. Elas emitem uma grande quantidade de gás etileno, portanto, não armazená-los ao lado de qualquer outra coisa.
Melões - estocar em temperatura ambiente até amadurecer, em seguida, leve à geladeira, assim, durará por cerca de uma semana.
Milho - guarde solto e descoberto na geladeira. Com casca? Embrulhe em papel alumínio e guarde na gaveta da geladeira. Vai manter durante 1 a 2 dias.
Morangos  - as "folhinhas" verdes do morango servem como um conservante natural. Não lave até pouco antes do uso. Escolha bem os morangos e jogue fora os que tiverem algum machucado. (Adoro vitamina de morango, e a forma que os conservo é congelar. Limpo bem as frutas, tiro as folhas e todos os machucados as congelo inteiras).
Pepino - armazenar em saco plástico na geladeira. Não lave até pouco antes do uso.
Peras - se elas não estão maduras, armazene-as em temperatura ambiente. Uma vez que elas amadurecem, coloque em um saco plástico e guarde-as na geladeira. Elas irão durar por cerca de uma semana.
Pêssegos, ameixas, nectarinas - estocar em temperatura ambiente até amadurecer, então guarde em sacos plásticos na geladeira até que esteja pronto para comer. Eles irão durar cerca de 3 a 5 dias. Não lave até estar pronto para comer.
Pimentas jalapeño - armazenar em saco plástico, na gaveta da geladeira.
Repolho - mantenha na geladeira, em um saco plástico. Não lave até pouco antes de usar.
Tomates - guarde-os em um lugar fresco e seco. Não armazená-los em sacos plásticos como o etileno preso vai fazê-los amadurecer mais rapidamente. Uma vez maduros, você pode colocá-los na geladeira para retardar o processo de amadurecimento, mas deixe-os atingir a temperatura ambiente antes de usá-los.
Uvas - não lavar até pouco antes de comer. Armazená-la na geladeira, em sacos de plástico com furos para permitir a circulação de ar.

E dos alimentos que consumimos para os móveis de nossa cozinha:

Ekokook - é uma cozinha que possui um completo sistema de gestão de resíduos, que traz uma tendência inovadora para o armazenamento e processamento de resíduos e líquidos em sua cozinha. Através de um intrincado sistema eco-friendly, você pode aumentar sua pegada ecológica e melhorar o ambiente da Terra. Esta cozinha transforma efetivamente cada resíduo em um novo recurso e cada gota de água em líquido reutilizável. A Ekokook tem três plantas de micro-sistemas que ajudam a reduzir o impacto ambiental: a microplant 1 que é utilizada para os resíduos sólidos, microplant 2 utilizadas para resíduos líquidos e microplant 3 utilizadas para resíduos orgânicos. A cozinha tem máquinas que usam uma pequena esfera de aço para quebrar o vidro para a redução de resíduos, um triturador para triturar papel e transformá-lo em briquetes, e um parafuso para esmagar latas e garrafas de água. A pia dupla embutida com um reservatório de água e dois lançadores que coletam água da cozinha ajuda a reciclar a água limpa, usá-la para regar as flores e plantas. Um filtro também vem com a cozinha, o que lhe permite remover partículas impuras. O dispositivo de água pode poupar até 15 litros por dia. Finalmente, o  microplant 3, utiliza minhocas para decompor os resíduos orgânicos não utilizados tais como frutas e cascas de vegetais. 
Os responsáveis por essa eco cozinha futurista: Faltazi.
















Os compostos orgânicos voláteis (COVs) são compostos orgânicos que possuem alta pressão de vapor sob condições normais a tal ponto de vaporizar significativamente e entrar na atmosfera. Uma grande variedade de moléculas a base de carbono, tais como aldeídos, cetonas, e outros hidrocarbonetos leves são COVs. O termo é frequentemente utilizado no contexto legal ou regulatório e em tais casos a definição precisa depende das leis. Para melhorar a qualidade do ar no interior da sua casa, utilize armários feitos a base de água, são melhores para o acabamento e mais seguros e duráveis. 
Esta cozinha arejada e cheia de luz não utilizou COVs em seus acabamentos como parte de uma abordagem a uma casa com total sustentabilidade. 


Zero Energy Design

Madeira reaproveitada. A opção mais sustentável, madeira reaproveitada proporciona riqueza e personalidade com a sua história. Esta cozinha ensolarada é equipada com armários feitos de madeiras recuperadas e construídos no próprio local.
Você pode ver mais em http://www.houzz.com

Sustentabilidade tem sido a palavra da moda dos últimos anos e os fabricantes têm estado sob crescente pressão para reduzir a liberação de carbono dos produtos que trazem para o mercado. Usando materiais reciclados é uma forma que eles têm procurado fazer isso. Mas uma empresa tomou uma direção muito inesperada, produzindo uma cozinha feita a partir de papel reciclado, eco-friendly. A fabricante de cozinha italiana Cucine Key usou PaperStone, um material inovador composto de fibra de papel reciclado que não utiliza resinas à base de petróleo para criar a cozinha desenhada por Alessio Bassan. O projeto original dispõe de uma superfície de xadrez modular em quatro tonalidades diferentes suspensos sobre uma base embutida. A atenção meticulosa foi dada a todos os detalhes, como a pia com torneiras PaperStone e as alças embutidas que facilitam a abertura das portas sem interferir no design.


De eco cozinhas para o jardim:






















E para quem não tem muito espaço, as idéias para jardins verticais são infinitas. Usando desde calhas, até vasos pendurados em árvores, cascas de ovos, pequenos vasos na janela, sapateiras que viram pequenas hortas, caixas de vinhos etc.

E decorações que reutilizam materiais que iriam diretamente para o lixo:















































E pra quem se interessa, existem milhares de maneiras para contribuir com o meio ambiente, é só procurar na internet, se informar com ongs. As menores contribuições fazem grande diferença se somadas.
Desde o alimento que consumimos, a casa em que vivemos e as roupas e acessórios que vestimos. Pois, por menor que seja o produto, o seu processo pode ter causado danos imensos, então vale a pena se informar de todo o processo de produção e de suas origens. 
Por isso que a Nangara se orgulha em poder afirmar que faz parte da população preocupada com o meio ambiente, o nosso lar e nossa fonte de vida.